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Perguntas mais frequentes

O que é um seguro viagem?

É um seguro para acidentes pessoais, ocorridos durante uma viagem, que também possui um grupo de assistências integradas à apólice. Ou seja, além de garantir cobertura para morte acidental ou invalidez acidental, ele também presta alguns serviços, como por exemplo em relação ao extravio ou atraso de bagagem; acidente de automóvel que você eventualmente precise de atendimento médico e assistência jurídica; atendimento médico de urgência ou emergência; auxílio para a perda de documentos; entre outros serviços.
Antes de tomar qualquer decisão, é fundamental ler os contratos do seguro viagem. Como eles não são regulamentados por lei no Brasil, isso faz com que sejam completamente diferentes entre si na abrangência da cobertura.

O que não é um seguro viagem?

O seguro viagem não é um seguro saúde. Ele não pretende cobrir cirurgias, atendimentos médicos, do modo como o seguro saúde funciona no Brasil.
Por conta disso, a maioria dos produtos vendidos no mercado não tem cobertura de preexistência. Eles fornecem atendimento médico apenas para acidentes pessoais, mas, dependendo do contrato assinado, alguns atendimentos médicos de urgência/emergência que sejam originados por uma doença súbita, eventualmente encontram cobertura.
Atualmente, apenas o contrato da OMINT – Premium Assistance – cobre doenças preexistentes que estejam estabilizadas por período superior aos últimos 120 dias anteriores a viagem.

O que é preexistência?

Como este produto não é regulado por lei, a preexistência não é um conceito bem definido e único para todos os planos.
Há planos que definem a preexistência como doenças de origem conhecida ou não que, embora tenham evoluído na viagem, tenham sido “construídas” na pessoa antes do embarque. Portanto, infarto, câncer, AVC, apendicite e pedra no rim são consideradas preexistentes na grande maioria dos planos oferecidos.
Outras enfermidades crônicas conhecidas, como hipertensão e doenças coronarianas, além de outras que a pessoa já tivesse antes de sua viagem que, embora controlada, venha a apresentar um caso agudo durante a viagem, também são consideradas preexistentes.
A maioria dos planos não cobre doenças preexistentes.

Sou maior de 80 anos, como devo proceder?

Infelizmente a Premium só aprova apólices para pessoas com até 80 anos de idade. Ou seja, a cobertura de doenças preexistentes, fundamental para pessoas da terceira idade, depende dessa companhia. A Porto Seguro aprova contratos de pessoas com até 89 anos, no entanto, o seguro deles não cobre doenças preexistentes, funcionando apenas para acidentes pessoais. Você também poderá verificar junto ao seu plano de saúde, se eles possuem coberturas para atendimento médico no exterior. Nestes casos sugerimos que V.Sa. realize um check-up antes da viagem, contrate o seguro de acidentes pessoais junto à Porto Seguro, bem como procure seu plano de saúde e se informe.

Quais as coberturas mais usadas?

Atendimento médico, por conta de algum acidente, e extravio ou atraso de bagagem, sobretudo em voos de conexão pela Europa ou Estados Unidos.
Dependendo do plano contratado, existe uma cobertura para atraso de bagagem que reembolsa despesas na compra de roupas e produtos de higiene quando a mala atrasa mais de 12h (o numero de horas varia conforme o contrato). O cliente faz a compra e leva a nota fiscal, através da qual ele será reembolsado no seu regresso. Para extravio, dependendo do plano contratado, existe um valor específico e é muito importante que a pessoa lesada receba o dinheiro.

É fundamental perceber que muitos planos, em casos de atraso e extravio, apenas ajudam quem foi lesado a reclamar da companhia aérea, enquanto outros planos fornecem uma indenização, que é liberada entre 12h e 36h, dependendo do plano. Portanto, além do dinheiro recebido pela companhia aérea, o cliente também recebe o do seguro.

O que é importante observar antes de comprar?

É fundamental conhecer os contratos. As pessoas acreditam que seguros viagem oferecidos de graça por cartões de crédito são bons e atendem razoavelmente bem. Há ainda as pessoas que compram algo barato em uma agência de turismo sem observar a real abrangência antes de viajar. É desagradável sofrer um acidente durante a viagem e descobrir que você não tem cobertura, ou ainda que o seu atraso de bagagem não vai ter reembolso.
Também é importante se conhecer pra avaliar qual o melhor plano. Aqui oferecemos o OMINT Premium Assistance e o MAPFRE SegurViaje. Se você não se preocupa com preexistência, é jovem, e acredita que não sofrerá com uma crise de apendicite ou doença mais grave durante a viagem, por exemplo, pode optar pelo plano da MAPFRE sem medo do prejuízo na cobertura de preexistência. Caso você se preocupe com o aparecimento destas doenças, é melhor optar pelo seguro da OMINT.
É importante ressaltar que há limites de idade em todos os planos, então pessoas acima de 80 anos, na “Melhor Idade”, encontram dificuldades para encontrar um seguro que as garanta. Neste caso é importante conversar com o plano de saúde no Brasil e verificar se existe uma cobertura no exterior, o que pode ser uma solução alternativa ao seguro viagem.

Quais as melhores opções?

Para atraso de bagagens, a melhor opção é o MAPFRE SegurViaje. Já a melhor opção para preexistência e extravio de bagagem é o OMINT Premium Assistance.
Estas são as duas melhores opções de seguro individual ou familiar do mercado. Mas, se você é uma empresa que deseja comprar um plano para os seus executivos que estão sempre em trânsito, além destas duas a AIG também é uma boa opção.

Quais os cuidados que devo ter na minha escolha?

Ler todos os contratos e a abrangência das coberturas, pois só você conhece o seu perfil e sabe a sua real necessidade. Além disso, dependendo da sua viagem, se você for para uma cidade extremamente remota, pode ser que não exista um hospital completo com todas as especialidades médicas. Neste caso, será necessária a remoção para uma cidade maior com infraestrutura suficiente de atendimento. Como isso pode acontecer com qualquer plano, verifique antes de viajar se no destino de sua viagem tem estrutura para removê-lo até a cidade mais próxima.
Você também deve ficar atento ao fato de que o produto vinculado ao Tratado de Schengen, utilizado para entrar na Europa, oferece o mínimo de cobertura exigida. Isto não quer dizer que ele é o suficiente para pagar um atendimento médico longo ou um eventual CTI em um hospital de ponta na Europa.
Cada plano tem seus limites e uma eventualidade médica pode custar caro. Antes de comprar o seguro, tome este cuidado de avaliar que, em uma eventualidade, você poderá precisar de uma cobertura elevada. Não adianta contratar pelo preço, pois a cobertura será a menor possível e, na hora de utilizar o hospital, você pode ter uma grande decepção.

Como usar?

Você vai receber um certificado e outros documentos do seguro viagem no seu e-mail, onde será possível encontrar os telefones das centrais para utilizar o seguro. Sugerimos que você os leve em sua bagagem de mão (não despache junto com sua mala), bem como o seu passaporte, para não correr o risco de perder estes documentos.
Em qualquer eventualidade dentro das coberturas contratadas, como perda, extravio, necessidade de advogados ou médicos, ligue para a central e peça auxílio. Aqui no site disponibilizamos os números do MAPFRE SegurViaje e do OMINT Premium Assistance. Na área de “Como usar o seguro viagem”, também oferecemos detalhes de utilização para cada cobertura.

Existe reembolso para utilização das coberturas do seguro (despesas médicas ou extravio de bagagem)?

Depende do serviço contratado. Muitos dos serviços são pagos diretamente pela operadora do seguro viagem juntamente ao hospital ou outro eventual prestador. Existem alguns serviços de assistência menores que podem ser tratados por reembolso com nota fiscal comprovando a despesa. A central pode fornecer uma orientação a respeito.
Aqui no site, na área “Como usar o seguro viagem”, oferecemos detalhes de como usar cada cobertura do MAPFRE SegurViaje e do OMINT Premium Assistance.

Minha mala não chegou na esteira, e agora?

A primeira coisa que você precisa fazer, antes de sair do aeroporto, é procurar o balcão de P.I.R. (Relatório de Irregularidade de Propriedade – Property Irregularity Report). Ele geralmente está localizado no balcão da companhia aérea junto à esteira de bagagem dos principais aeroportos internacionais. Você irá fornecer o endereço do seu hotel ou local de estadia, para que a companhia aérea procure sua bagagem e tente entregá-la para você. Chegando ao hotel, ligue para a central do seu seguro viagem e reporte o ocorrido, pedindo para que eles lhe ajudem. Sua bagagem deverá chegar, embora com atraso, até as suas mãos.
Caso a sua bagagem tenha sido realmente extraviada, conforme o plano escolhido (MAPFRE SegurViaje ou OMINT Premium Assistance), você terá cobertura dentro dos limites de tempo e valor do seu contrato.

Fiquei doente, e agora?

A primeira providência é ligar para a central do seu seguro viagem, que vai indicar o hospital ou atendimento médico mais próximo de onde você se encontra em sua viagem.
Se for uma emergência, como um desmaio, você ou um acompanhante devem entrar em contato com a central assim que for possível. Caso você já tenha sido removido para um hospital por conta de um acidente ou doença grave, e não possa ter contactado a central, seu acompanhante deverá entrar em contato, o mais brevemente possível, com a central para comunicar o ocorrido e saber como proceder.

Sofri um acidente, e agora?

A primeira providência é ligar para a central do seu seguro viagem, que vai indicar o hospital ou atendimento médico mais próximo de onde você se encontra em sua viagem.
Se for uma emergência, como um desmaio, você ou um acompanhante devem entrar em contato com a central assim que for possível. Caso você já tenha sido removido para um hospital por conta de um acidente ou doença grave, e não possa ter contactado a central, seu acompanhante deverá entrar em contato, o mais brevemente possível, com a central para comunicar o ocorrido e saber como proceder.

Vou fazer esportes radicais como neve, caça ou rafting. Meu seguro cobre?

Cuidado, pois a maioria dos planos exclui isto do contrato. Por exemplo, existe um produto que têm o nome “neve”, mas não cobre nenhum acidente esquiando, apenas reembolsa as despesas de aula de ski e equipamentos. O tratamento médico em função do acidente, que é o mais importante, não entra na cobertura.
Nenhum plano cobre a prática de esportes de forma profissional e em competição, bem como não cobre a pratica de ski fora de pistas regulares. O MAPFRE SegurViaje e o OMINT Premium Assistance cobrem os esportes de inverno de forma amadora em pistas regulares.

Estou grávida. Como proceder?

O OMINT Premium Assistance cobre complicações na gestação desde que: a gestante tenha até 40 anos de idade, esteja até a 24ª semana e tenha viajando com autorização médica. A cobertura é limitada ao valor conforme descrito no certificado. Já o MAPFRE SegurViaje cobre o atendimento médico até a 24ª semana, mas não cobre complicações com o bebê (neonatal).
É importante que a grávida viaje atenta às exigências da companhia aérea para grávidas, e consulte orientação de seu médico sempre antes de viajar.

Tem alguma dica de viagem?

1. Jamais viaje para um país antes de verificar o visto junto à embaixada deste país no Brasil. Confira se você tem um visto válido no seu passaporte para o país ou grupo de países de destino da sua viagem. Bem como verifique a validade do seu passaporte antes de viajar.
2. Jamais coloque todo o seu dinheiro no mesmo local. Divida o dinheiro em diferentes locais, seguros, sempre sob sua vigilância ou de seu acompanhante.
3. Tire, ainda no Brasil, uma xerox colorida da página principal de seu passaporte e do visto. Quando chegar ao hotel, guarde no cofre o dinheiro e o passaporte original. Ande sempre com a cópia do passaporte e do visto, bem como carregue apenas a quantidade de dinheiro necessário para aquele dia. O passaporte brasileiro é muito visado por bandidos e, se você perder o original, ficará complicado, pois terá que conseguir um passaporte temporário na embaixada brasileira para retornar ao nosso pais.

4. Não compre seguro viagem pelo menor preço ou como um brinde. Seguro viagem é coisa séria e você precisa comparar as coberturas e condições antes de comprar.

Para facilitar a sua vida, trazemos um resumo comparativo e os contratos dos principais planos de seguro viagem que são vendidos no Brasil:

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